PortuguêsEnglishEspañolFrançaisDeutsch

Ciclo de palestras “Erosão e Transporte de Sedimentos em Regiões Semiáridas”

18 de fevereiro de 2021

O grupo HIDROSED (Grupo de Pesquisa Hdrossedimentológica do Semiárido), o projeto Água na Caatinga e o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola (PPGEA) da Universidade Federal do Ceará, promovem o ciclo de palestras “Erosão e Transporte de Sedimentos em Regiões Semiáridas”, que terá início no dia 11 de março. O evento é promovido no contexto do Fórum de Internacionalização do PPGEA e do Programa PrInt da UFC, e será aberto ao público. As palestras abordam temas atuais e de grande relevância sobre os processos sedimentológicos em regiões secas, seus impactos sobre a sociedade e técnicas de controle. Os temas serão debatidos na perspectiva dos dois países (Brasil e Espanha), buscando ampliar o debate com a comunidade científica.
Nesta edição, o evento contará com renomados pesquisadores da Espanha: Jorge Mongil Manso (Universidade Católica de Ávila), Luciano Mateos (Instituto de Agricultura Sustentável, CSIC), Damiá Vericat (Universidade de Lleida) e Joaquín Navarro-Hevia (Universidade de Valladolid).

A programação do evento pode ser conhecida abaixo:

11/03 – 08h – “Corrección de torrentes mediterráneos. El caso de la cuenca del río Corneja (Centro de España)” Prof. Jorge Mongil Manso (Universidade Católica de Ávila, Espanha)

18/03 – 08h – “Integración de métodos para el estudio de sistemas fluviales: análisis multiescalares, estudio de procesos y gestión fluvial.” Prof. Damiá Vericat (Universidade de Lleida, Espanha)

25/03 – 08h – “Erosión inducida por el riego” Luciano Mateos (Instituto de Agricultura Sostenible, CSIC, Espanha)

08/04 – 08h – “Bioingeniería aplicada al control de la erosión y métodos control de sedimentos.” Joaquín Navarro-Hevia (Universidade de Valladolid, Espanha).

Para participar do evento, é necessária a realização de inscrição prévia, que pode ser realizada por meio do link a seguir: https://forms.gle/YceMxQPYPvTQkb6NA . O evento será realizado pelo google meet.