Área do cabeçalho
gov.br

Este sítio foi reprojetado para melhor atendê-lo. Acesse já pelo celular e veja mais essa novidade

Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: PortuguêsEnglishEspañolFrançaisDeutsch

Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós-graduação em Engenharia Agrícola

Área do conteúdo

Fórum das Agrárias: Calagem e adubação em frutíferas

Data de publicação: 21 de outubro de 2020. Categoria: Notícias

O Fórum das Agrárias promove a palestra “Calagem e adubação em frutíferas.” que será ministrada pelo professor William Natale (Professor visitante sênior do Departamento de Fitotecnia – UFC) e pelo professor Márcio Cleber de Medeiros Corrêa (Professor do Departamento de Fitotecnia – UFC) e mediada pela professora Maria Eugênia Escobar (Departamento de Ciência do Solo da UFC). O evento ocorrerá na próxima terça-feira, 27/10 , às 17h, no canal do Fórum das Agrárias no YouTube.

O palestrante William Natale é, desde 2016, Professor Visitante Pleno da Universidade Federal do Ceará, atuando como Docente Permanente junto aos Programas de Pós-Graduação em Agronomia (Fitotecnia e Ciência do Solo), do Centro de Ciências Agrárias da UFC. Concluiu o doutorado em Agronomia na ESALQ/USP (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade de São Paulo em 1993. Pós-Doutorado no CIRAD, Montpellier – França, na área de Nutrição e Adubação de Frutíferas (1997/98). Participou, na qualidade de Professor Convidado, de projeto de intercâmbio científico junto a Université Laval, Québec, Canadá, no período de fevereiro a julho de 2008. Participou novamente, na qualidade de Professor Convidado, de projeto de intercâmbio científico junto a Université Laval, no período de fevereiro a julho de 2012 e, uma vez mais, na qualidade de Professor Convidado, no período de março a setembro de 2015. Em 2009, estabeleceu convênio com a Université Laval, o que tem permitido o intercâmbio de professores, pesquisadores e estudantes (seis orientados de pós-graduação estagiaram no Canadá). Professor Adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, aposentou-se em 2015. Foi Vice-Chefe e depois Chefe do Departamento de Solos e Adubos da FCAV/Unesp – campus Jaboticabal. Foi novamente Chefe do Departamento no biênio 2009-2011. Foi Vice-Coordenador e depois Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (Ciência do Solo) no triênio 2004/2006. Coordenou o Procad/CAPES entre a Unesp e a UEMS. Editor Científico da Revista Brasileira de Fruticultura desde 2000. Em 2010 assumiu a Presidência do Conselho Editorial dessa Revista até 2017. Em 2012 tornou-se Editor Adjunto. Foi eleito pela Assembleia Geral da Sociedade Brasileira de Fruticultura Editor-Chefe da Revista Brasileira de Fruticultura para o biênio 2018/2019 e reeleito Editor-Chefe para 2020/2021. Bolsista do programa PQ (Produtividade em Pesquisa) do CNPq, a partir de 2001, estando atualmente no nivel 1D. Publicou 191 artigos em periódicos especializados e mais de 200 trabalhos em anais de eventos. Possui 10 livros e 35 capítulos de livro publicados. Possui 7 software’s patenteados junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual). Orientou 16 dissertações de mestrado e co-orientou 7; orientou 8 teses de doutorado e co-orientou 6, além de ter orientado e co-orientado 20 trabalhos de conclusão de curso na área de Ciências Agrárias e um em Ciência da Computação. Entre 1989 e 2019 participou de 33 projetos de pesquisa, tendo coordenado 17 destes. Lecionou, a partir de 1988 na FCAV/Unesp – Jaboticabal, as disciplinas de Fertilizantes e Corretivos, Adubação de Culturas, e Adubos e Adubação de Plantas Forrageiras para os cursos de Graduação. Na Pós-Graduação leciona a disciplina Frutíferas: calagem, adubação e nutrição. Atua na área de Agronomia, com ênfase em Fertilidade do Solo, Nutrição e Adubação, especialmente de plantas frutíferas.

O palestrante Márcio Cleber de Medeiros Corrêa é Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC – Fortaleza-CE), mestre em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal de Viçosa (UFV – Viçosa-MG). Concluiu o doutorado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp – Jaboticabal-SP) em 15 de janeiro de 2004. Entre fev./2004 e nov./2005 foi Pesquisador Bolsista do CNPq (DCR), atuando na Embrapa Agroindústria Tropical. Desde então é Professor concursado da UFC, lecionando disciplinas relacionadas à Fruticultura e Nutrição de Plantas na Graduação e na Pós-Graduação. Entre jul./2007 e jun./2011 foi vice coordenador do Curso de Graduação em Agronomia. Entre jan./2008 e dez./2009 foi vice Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (Fitotecnia) e de jan./2010 até dez./2013 foi Coordenador deste Programa de Pós-Graduação. De jan./2006 até 2010 foi colaborador do PET-Agonomia (MEC/SESu). Relator de periódicos científicos. Atua na área de Agronomia, com ênfase em Fruticultura, principalmente nos seguintes temas: Nutrição e Adubação, Aproveitamento de Resíduos Agroindustriais, Tratos Culturais, Manejo cultural e Propagação, com ênfase nas culturas da Goiabeira, Cajueiro, Mamoeiro, Pitaieira, Cajazeira, Mangueira.

A moderadora é Engenheira Agrônoma (1996) e Doutora em Ciências Agropecuárias – Manejo de Solos e Águas (2003) pela Universidad Nacional de Colombia. Realizou doutorado sanduíche e Pós-doutorado (2003-2004) na University of Hawaii nos Estados Unidos. Foi Bolsista de Desenvolvimento Regional – DCR na UFC (2007-2010). Atualmente é Professora Associada II no Departamento de Ciências do Solo da Universidade Federal do Ceará. É professora permanente dos Programas de Pós Graduação em Ciência do Solo (Departamento de Ciências do Solo) e Ecologia e Recursos Naturais (Departamento Biologia) da UFC. Tem experiência na área de Agronomia, atuando principalmente nas áreas de química do solo, química ambiental, metais pesados e utilização de biosólidos no solo. Atualmente é Diretora do Núcleo Regional Nordeste da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo.

Acessar Ir para o topo