PortuguêsEnglishEspañolFrançaisDeutsch

Fórum das Agrárias: “Como estamos formando agrônomos?”

7 de outubro de 2020

O Fórum das Agrárias promove a palestra “Como estamos formando agrônomos?” que será ministrada pelo prof. Julius Blum (Vice-coordenador do curso de agronomia da UFC/Departamento de Ciências do Solo – UFC) e mediada pelo prof.  Marcelo de Almeida Guimarães (Coordenador do curso de agronomia da UFC/Departamento de Fitotecnia – UFC). O evento ocorrerá na próxima terça-feira, 13/10 , às 17h, no canal do Fórum das Agrárias no YouTube.

O palestrante possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2001), mestrado em Agronomia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2008) e doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade de São Paulo (2012). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fertilidade do Solo e Adubação, atuando principalmente nos seguintes temas: Uso de resíduos na agricultura, qualidade de solo e ciclagem de nutrientes

O moderador possui Graduação em Agronomia (2002), Mestrado em Fitotecnia (2004) e Doutorado em Fisiologia Vegetal (2009), sendo todos os títulos obtidos na Universidade Federal de Viçosa. Entre 2004 e 2005 realizou estágio em Ohio nos Estados Unidos na área de produção de flores em ambiente controlado. Em 2005, realizou estágio na Universidade de Purdue nos Estados Unidos, tendo retornado em 2007 para realizar parte de seu Doutorado Sanduíche. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em produção e fisiologia vegetal, e manejo de hortaliças. Atua principalmente nos seguintes temas: Tratos culturais em hortaliças, cultivo de hortaliças em ambiente orgânico, cultivo protegido, astronomia agrícola e influência do som no desenvolvimento das plantas. Foi professor adjunto I do curso de Ciências Agrárias e do Ambiente da Universidade Federal do Amazonas, Unidade Acadêmica de Benjamin Constant, onde ministrou aulas de Fisiologia Vegetal, Técnicas Agroecológicas – Nutrição Vegetal, Olericultura Tropical, Introdução a Genética e ao Melhoramento de Plantas e Beneficiamento de Produtos Agropecuários. Atualmente está como professor do Curso de Agronomia da Universidade Federal do Ceará, lotado no Departamento de Fitotecnia, onde é responsável pela disciplina de Olericultura na graduação e Olericultura Geral na Pós-Graduação. Desde junho de 2013 está credenciado como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (Fitotecnia) da Universidade Federal do Ceará. Tem atuado também como revisor de artigos em periódicos. É bolsista Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora desde março de 2014.