PortuguêsEnglishEspañolFrançaisDeutsch

Fórum das Agrárias: “Elaboração de um artigo científico: Vencer os desafios!”

22 de julho de 2020

O Fórum das Agrárias promove a palestra “Elaboração de um artigo científico: Vencer os desafios!”, que será ministrada pela profa. Eunice Maia de Andrade (profa. visitante – UFERSA) e mediada pelo prof. Claudivan Feitosa de Lacerda (Departamento de Engenharia Agrícola – UFC).  O evento ocorrerá na próxima terça-feira (28/07), às 17h, no canal do YouTube do Fórum das Agrárias.

A palestrante possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (1985), mestrado em Agronomia (Irrigação e Drenagem) pela Universidade Federal do Ceará (1988) e doutorado em Recursos Naturais Renováveis pela Universidade do Arizona, USA (1997). Efetuou estagio pós-doc na Universidade de Valladolid, Espanha (2011-2012). Atualmente é Professora Visitante Sênior da Universidade Federal Rural do Semiárido. Tem experiência com Manejo de Bacias Hidrográficas e regimes hidrológicos de Regiões Semiáridas. Desenvolve pesquisas voltadas para o semiárido, atuando principalmente nos seguintes temas: hidrologia de regiões semiáridas, sustentabilidade do capital natural, qualidade das águas, conservação de solo e água no semiárido, fluxo e estoque de carbono na caatinga. Publicou 145 artigos em periódicos indexados, nacionais e internacionais, e 380 artigos completos e resumos expandidos em eventos nacionais e internacionais. Já orientou 62 Iniciação Científica, 39 dissertações de mestrado e 10 teses de doutorado. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – nível 1A. Foi Editora chefe da Revista Ciência Agronômica no período de 2003-2012. É lider do Grupo de pesquisa MASSA – Manejo de Água e Solo no SemiÁrido. Tem interesse no desenvolvimento de modelos sustentáveis de produção agropecuária no semiárido tropical ante às mudanças climáticas.

O mediador Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (1991), mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal do Ceará (1995), doutorado em Ciências Agrárias (Fisiologia Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (2000) e pós-doutorado pela University of California, Riverside (UCR) and US Salinity Laboratory/ARS/USDA (2014). Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola/UFC no período de agosto de 2005 a agosto de 2009 e no período de maio de 2011 a abril de 2013. Foi também Presidente do XII Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal, realizado em Fortaleza, Ceará (2009), e Coordenador do I e II Simpósio Brasileiro de Salinidade, realizado em Fortaleza, Ceará (2010 e 2014). Foi Vice Cordenador do Curso de Agronomia da UFC de 2011 a 2013. É professor TITULAR do Departamento de Engenharia Agrícola do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará, Pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Salinidade (INCTSal) e Bolsista de Produtividade do CNPq nível D. Atua como orientador de alunos do curso de graduação em Agronomia e de pós-graduação em Engenharia Agrícola (Mestrado e Doutorado) e Solos e Nutrição de Plantas (Mestrado e Doutorado). Atua principalmente nos seguintes temas: Eficiência no uso de água e de nutrientes em plantas sob condições normais e sob estresse; Tolerância à salinidade de culturas anuais (sorgo, feijão-de-corda, milho, algodão), perenes (coqueiro, cajueiro) e ornamentais; Estratégias visando a utilização de águas salinas e residuárias na irrigação; Manejo de solos salinos e sódicos; Ecofisiologia vegetal.

Sobre: