Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: PortuguêsEnglishEspañolFrançaisDeutsch

Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós-graduação em Engenharia Agrícola

Área do conteúdo

Fórum das Agrárias: O solo como um ecossistema vivo

Data de publicação: 3 de maio de 2022. Categoria: Fórum da Agrárias

O Fórum das Agrárias do Centro de Ciências Agrárias aborda o tema “O solo como um ecossistema vivo”. O tema será composto por duas apresentações, são elas: “O funcionamento biológico do solo” ministrada pelo Professor Arthur Prudêncio de Araújo Pereira (Departamento de Ciência do Solo/CCA/UFC), e “Saúde do solo: como avaliar?” ministrada pelo Professor Maurício Roberto Cherubim (ESALQ/USP). O evento será moderado pelo Professor Jaedson Cláudio Anunciato Mota (Departamento de Ciência do Solo/CCA/UFC).

Agenda

Data: 10 de maio, terça-feira
Horário: 19h
Local: Canal do Fórum das Agrárias no YouTube
Evento com emissão de declaração de participação.

Os palestrantes

Professor Arthur Prudêncio de Araújo Pereira é Doutor (2018) e Pós-Doutor (2018-2019) em Solos e Nutrição de Plantas pela Escola Superior de Agricultura ‘Luiz de Queiroz’, Universidade de São Paulo. Durante seu doutorado, realizou estágio de pesquisa no Hawkesbury Institute for the Environment, University of Western Sydney, Austrália (2018). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Ciência do Solo da Universidade Federal do Ceará, Docente Permanente e Vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo da mesma universidade, onde conduz atividades com o GEMBioS: Grupo de Estudo em Microbiologia e Biotecnologia do Solo (CNPq). Faz parte da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS) e de Microbiologia (SBM), onde atua como Coordenador da Divisão de Processos e Propriedades do Solo na região Nordeste do Brasil e Coordena a Área de Microbiologia do Solo, respectivamente. Possui experiência em Agronomia (Ciência do Solo), com ênfase em Microbiologia, Bioquímica e Biotecnologia do Solo. Atualmente tem dedicado esforços ao estudo de microbiomas em solos do semiárido brasileiro, com ênfase na influência do processo de desertificação do bioma Caatinga sobre a saúde solo.

Professor Maurício Roberto Cherubim é Doutor em Ciências, área de concentração em Solos e Nutrição de Plantas (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz / Universidade de São Paulo – ESALQ/USP). Atuou como pesquisador visitante (2015) do United States Department of Agriculture (USDA) – National Laboratory for Agriculture and the Environment (NLAE), Ames-IA, onde estudou a aplicação de diferentes abordagens e ferramentas para avaliação da qualidade do solo em solos tropicais. Sua tese de doutorado recebeu Menção Honrosa no Prêmio Tese Destaque USP 2017 – Grande Área: Ciências Agrárias. Pós-Doutorado (2016-2018) no Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA/USP) – Laboratório de Biogeoquímica Ambiental. Orienta no Programa de Pós-graduação em Solos e Nutrição de Plantas (ESALQ/USP), e coordena o grupo de pesquisa Soil Health & Management Research Group – SOHMA. Suas pesquisas visam quantificar e compreender os impactos do uso da terra e de práticas de manejo na qualidade do solo, dinâmica de carbono e na provisão de serviços ecossistêmicos em sistemas agrícolas. Viajou por 22 países, e tem participado ativamente em redes de cooperação científica (projetos e/ou publicações) com pesquisadores de diversas instituições brasileiras (ex. CNPEM, UFRGS UFRPE, UEM, UFSM, UNICAMP, Embrapa) e estrangeiras, incluindo países como Estados Unidos, UK, Suíça, Colômbia e Japão. É pesquisador da equipe do Research Center for Greenhouse Gas Innovation (RCG2I) (FAPESP-Shell) e vice-diretor do programa Nature Based Solutions (NBS). Bolsista de Produtividade em Pesquisa – CNPq.

O moderador

Professor Jaedson Cláudio Anunciato Mota é Doutor em Ciências, área de concentração em Solos e Nutrição de Plantas (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz / Universidade de São Paulo – ESALQ/USP. É professor Associado II do Departamento de Ciências do Solo da Universidade Federal do Ceará e atua principalmente nos temas a) física do solo, b) métodos de análises físicas de solos, c) manejo de solo e água e d) gênese e morfologia do solo.

Fonte: Diretoria do Centro de Ciências Agrárias

Acessar Ir para o topo