Reunião sobre reúso de água na agricultura

Data de publicação: 21 de junho de 2019. Categoria: Notícias

Na próxima segunda-feira (24/6/2019) das 8h às 12h, no Departamento de Engenharia Agrícola (Bloco 804) – Campus do Pici, será realizada a primeira reunião com o tema “REÚSO DE ÁGUA NA AGRICULTURA”. Na oportunidade abordaremos de forma participativa este relevante tema, com foco na mitigação dos problemas de escassez hídrica e saneamento. Um dos objetivos principais é canalizar esforço científico, acadêmico etc… para promover ações com abordagem direta no reúso na agricultura.

Nesta primeira reunião esperamos abordar o tema com alta qualidade e com ampla participação interinstitucional. Espera-se ainda que uma segunda reunião em agosto contemplando abordagens ausentes nesta primeira e que estas duas reuniões nos direcione para a realização do Workshop sobre Reúso de Água na Agricultura no início de novembro.

REUNIÃO I – Programação 24/6/2019:

08:00 – 08:30 – Credenciamento
08:30 – 08:45 – Proposta de articulação do reúso de água na agricultura (Carlos Alexandre Gomes Costa – PPGEA/CCA/UFC)
08:45 – 09:00 – Diversificação da Matriz Hídrica do Ceará – Reúso (Ramon Flávio – SRH)
09:00 – 09:15 – Reúso de Águas: Experiências e Desafios da CAGECE (Ronner Gondim – CAGECE)
09:15 – 09:30 – A atuação da secretaria das cidades na política de reúso (Marcella Facó Soares – Secretaria das Cidades)
09:30 – 09:45 – Estratégias para o agronegócio cearense (José Sérgio Baima Magalhães – SEDET)
09:45 – 10:00 – A experiência de reúso de águas cinzas do Projeto São José em unidades familiares (Elizabete Carvalho – SDA/ Projeto São José)
10:00 – 10:15 – Reúso de água na agricultura: incipientes iniciativas (Nizomar Falcão – EMATERCE)
10:15 – 10:30 – Cafezinho com tapioca
10:30 – 12:00 – Discussão e encaminhamentos