SEMINÁRIOS PPGEA “Empreendedorismo e Inovação na Universidade”

Data de publicação: 2 de maio de 2022. Categoria: Seminários PPGEA
A situação atual do mercado de trabalho exige novas mentalidades e posturas, principalmente quando é preciso vencer barreiras econômicas. Dentro desse cenário, a busca por novas ideias e modelos de negócio é um bom caminho para os profissionais que estão dispostos a inovar e a produzir valor para a sociedade. Dessa forma, acredita-se que buscar o empreendedorismo dentro das instituições de ensino superior é uma das principais portas de entrada e pontos de contato para muitos estudantes, embora isso ainda seja um grande desafio.

Neste contexto, o PPGEA-UFC convida o Professor Abraão Freires Saraiva Júnior – Coordenador de Empreendedorismo da PROINTER UFC, para ministrar a palestra intitulada: “Empreendedorismo e Inovação na Universidade”.

A Palestra ocorrerá na sexta-feira (06/05/2022) às 09:00 h. No canal do Youtube do PPGEA-UFC.

O palestrante é formado com louvor (Magna Cum Laude) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Ceará – UFC (2007), instituição em que realizou pesquisa e extensão no Grupo de Engenharia Econômica (GEE). É mestre e doutor em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – POLI USP (2015), atuando no grupo de pesquisa em Economia da Produção e Engenharia Financeira (EPEF). É colaborador do Ministério da Educação (MEC) / INEP como elaborador de itens do ENADE. É revisor de periódicos acadêmicos nacionais e internacionais, tais como: Gestão & Produção; Produto e Produção; Sinapse Múltipla; e Journal of Managerial Issues. Como pesquisador, tem autoria de artigos nacionais e internacionais nas áreas de Engenharia de Produção e Gestão de Negócios sobre os seguintes temas: modelagem de custos, preços, margens e lucros para tomada de decisão; engenharia econômica; decisão de mix de produtos; gestão da inovação; empreendedorismo; gestão do conhecimento; e educação em engenharia. É co-autor do livro: Preços, Orçamentos e Custos Industriais – (Editora Elsevier). Foi professor do curso de Engenharia de Produção da PUC-SP, ministrando as disciplinas de Fundamentos de Finanças e Gestão de Custos; e Planejamento e Controle da Produção I. Atuou na UFERSA como Professor Efetivo do curso de Engenharia de Produção, ministrando as disciplinas de Fundamentos da Modelagem Econômico-Financeira; Modelagem de Custos, Preços e Lucros para Tomada de Decisão; e Engenharia Econômica e Finanças; além de ser Coordenador do Laboratório de Estudos Avançados em Engenharia Econômico-Financeira e Inovação (LEFIN), Professor e Coordenador do Curso de Especialização em Engenharia de Produção (CEEP), Coordenador de Planejamento da Incubadora Tecnológica e do Agronegócio de Mossoró (IAGRAM) e Diretor Administrativo da Fundação Guimarães Duque (FGD). Foi consultor da Fundação Carlos Alberto Vanzolini (FCAV – USP) e realizou projetos de consultorias, treinamentos e inovação aberta em empresas nacionais e multinacionais de vários setores, tais como: Embraer, Basf, Redecard, TBM, Mecesa, IBAP, Esmaltec, Unimed, Apoena Educação, Grupo Pague Menos, Jangadeiro Têxtil, Sistema Fecomércio, Fort Brasil, Instituto Atlântico, COGERH, entre outras. É mentor de empreendedores & startups, tendo atuado como facilitador de conteúdos, avaliador de propostas e jurado de bancas de apresentação de pitches de negócios de programas de pré-aceleração e aceleração de negócios: Imagine Cup – Microsoft, Uber Hackathon, Inovativa Brasil, StartupCE – SEBRAE, Corredores Digitais – SECITECE, Centelha – FUNCAP-CE / FINEP, programa Empreendedor Digital Universitário – Ninna Hub de Inovação / CEMP UFC, entre outros. É professor de cursos de MBA em Finanças e Gestão de Negócios (IBMEC). Atua no ecossistema de empreendedorismo inovador cearense como Membro da Câmara de Inovação da FUNCAP-CE (2021-atual), do Conselho de Inovação e Tecnologia da FIEC (COINTEC – 2019-atual) e como bolsista de inovação tecnológica do programa Cientista Chefe da FUNCAP-CE (2021-atual). É professor efetivo da UFC com as seguintes funções/cargos: Professor do Departamento de Engenharia de Produção do Centro de Tecnologia; Diretor Adjunto de Extensão e Conselheiro do CT UFC (2015-atual), Fundador/Coordenador do Centro de Empreendedorismo da UFC (2014-atual), Vice-Coordenador do Curso de Engenharia de Produção Mecânica (2014-2016), Coordenador de Articulação Intercampi da Pró-reitoria de Extensão da UFC (2016-2019), Diretor Adjunto de Empreendedorismo e Inovação do Parque Tecnológico da UFC (2019-atual) e Coordenador de Empreendedorismo da Pró-reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento institucional (2020-atual), onde criou e coordena o programa Empreende UFC para concessão de bolsas de estímulo ao empreendedorismo inovador na Universidade. Na UFC, ministra as seguintes disciplinas: Engenharia Econômica; Modelagem Econômico-Financeira Avançada; Economia da Engenharia e Projeto Industrial.