Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: PortuguêsEnglishEspañolFrançaisDeutsch

Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós-graduação em Engenharia Agrícola

Área do conteúdo

Fazenda Experimental Vale do Curu

Atualmente o Centro de Ciências Agrárias da UFC coloca à disposição do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola a sua Fazenda Experimental localizada no município de Pentecoste, no semiárido Cearense, dentro do perímetro irrigado, distante 115 km de Fortaleza.

A Fazenda Experimental ocupa uma área de 823 ha, com um plano sistematizado e irrigado em torno de 100 ha, onde são conduzidas pesquisas de campo relativas a projetos de dissertação dos discentes e projetos de pesquisas de docentes do curso.

O plano sistematizado é constituído por um canal principal com vazão de 1,2 m³.s-1, canais secundários com vazão de 120 L.s-1 e canais terciários com vazão de 40 L.s-1. Ao longo dos canais principal e secundários encontram-se instaladas estruturas hidráulicas, tais como: vertedores, calhas Parshall, caixas de dissipação e de repartição. Estão instalados ainda, dois sistemas de drenos subterrâneos, sendo um formado por drenos de manilhas com envoltório de seixo rolado e outro constituído por tubos PVC flexível com envoltório de manta de poliéster bidim. As duas áreas compreendem 3 ha, servindo de base a pesquisa de salinidade e drenagem.

A Fazenda conta com áreas com as culturas da manga, goiaba, coco, mamão e banana irrigados por sistema de irrigação localizada e Bubbler System, servindo de bases aos experimentos na área de manejo de irrigação e avaliação de sistemas de irrigação.

Acessar Ir para o topo