Área do cabeçalho
gov.br

Este sítio foi reprojetado para melhor atendê-lo. Acesse já pelo celular e veja mais essa novidade

Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: PortuguêsEnglishEspañolFrançaisDeutsch

Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós-graduação em Engenharia Agrícola

Área do conteúdo

Estação Agrometeorológica

O Departamento de Engenharia Agrícola coloca à disposição dos seus estudantes de graduação e pós-graduação as suas estações convencional e automatizada.

A Estação convencional possui os seguintes equipamentos: actinógrafo de Robitzsch, piranômetro de Epply, heliógrafo de Campbell, barômetro de mercúrio de cuba fixa, barógrafo para pressão em milibar, anemômetro elétrico, anemômetro de canecas, anemômetro Universal, termômetros de máxima e mínima, termômetros de bulbo seco e de bulbo úmido, termohigrógrafo, evaporímetro de Piche, pluviômetro tipo Ville de Paris, pluviômetro de Helmann, pluviógrafo de Helmann e de balança,tanque de evaporação Classe A e uma bateria de geotermômetros a diversas profundidades.
As Estações meteorológicas automatizadas estão instaladas em diferentes localidades, sendo uma em Fortaleza, outra na Fazenda Experimental do Vale do Curu (Pentecoste, CE) e a mais nova será instalada no Sertão Central (Quixadá, CE). Essas estações estão equipadas com sensores capazes de medir: radiação global, radiação líquida, temperaturas máxima e mínima, umidade relativa do ar, direção do vento e precipitação pluviométrica. Todos estes dados são capturados através de uma interface com um módulo que descarrega toda a informação em um computador.

Acessar Ir para o topo