Laboratório de Hidráulica e Irrigação

O laboratório de Hidráulica e Irrigação conta com uma área de 1 ha e compreende duas edificações em torno de 300 m² cada e uma área de campo destinada a instalação de experimentos.

Uma das edificações é constituída por seis gabinetes para professores e técnicos, duas salas de aula, três banheiros e uma mini secretaria. Na outra edificação estão instalados os setores de hidráulica e o laboratório de física de solos.

No setor de hidráulica funciona um sistema fechado de circulação de água, com adução a partir de uma cisterna com capacidade de 40 m³, sendo recalcada para um reservatório suspenso com capacidade de 10 m³, onde a água é derivada por gravidade para dois canais. Desse reservatório,  também a água é derivada para um sistema de tubulações onde podem ser realizadas práticas de perdas de carga. O sistema de bombeamento é formado por dois conjuntos elevatórios com potencia de 30 CV cada. O laboratório de hidráulica também funciona, como suporte às práticas das disciplinas: Princípios de irrigação e drenagem e Irrigação por superfície, tais como: calibração de calhas Parshall, sifões, Speedy, uso de perfilômetros, testes de vazões em microaspersores, confecção de tensiômetro com manômetro de mercúrio.