O PPGEA-UFC realizou o VII Workshop de Pesquisa e Pós-graduação em Engenharia Agrícola

Data de publicação: 23 de maio de 2024. Categoria: Fórum de Internacionalização, News, Notícias, PPGEA Internacional, Seminários PPGEA

Nos dias 01 e 15 de março e nos dias 03 e 10 de maio de 2024 foi realizado o VII Workshop de Pesquisa e Pós-graduação em Engenharia Agrícola do PPGEA – UFC com o tema central sobre “Avaliação, planejamento estratégico e autoavaliação do PPGEA-UFC”.

Durante o VII Workshop do PPGEA-UFC foram realizadas cinco palestras e um rico debate de forma presencial com abordagem de temas fundamentais para melhorar a formação dos nossos discentes e para a consolidação da avaliação quadrienal da CAPES 2021-2024.

No primeiro dia do WORKSHOP DO PPGEA-UFC, realizamos duas palestras sobre o tema da avaliação da pós-graduação pela CAPES: processo de autoavaliação e o papel de docentes e discentes:

PALESTRA 1: Contribuição dos docentes e discentes para a avaliação da CAPES Profa. Dra. Edna Ursulina Alves – UFPB (Coordenadora Adjunta de Programas Acadêmicos da CAPES – Ciências Agrárias I);

PALESTRA 2: Importância das autoavaliações docente e discente para relatório CAPES. Prof. Dr. José Magno Queiro Luz – UFU (Coordenador Adjunto de Programas Profissionais da CAPES – Ciências Agrárias I);

Moderador: Prof. Ph.D. Adunias dos Santos Teixeira – UFC (Avaliador da Capes – Ciências Agrárias I).

Foram abordados e discutidos à luz das diretrizes do processo de avaliação da CAPES a questão da contribuição dos docentes e discentes na avaliação e a importância da Autoavaliação quadrienal da CAPES (2021-2024).

No segundo dia do WORKSHOP, promovemos uma palestra abordando o tema “Vivendo o PPGEA-UFC: Desafios e Oportunidades”, ministrada pelo Prof. Fernando Bezerra Lopes, atual coordenador do programa e moderação da Profa. Viviane Castro dos Santos – UFC. O objetivo foi fornecer aos estudantes e docentes uma visão atualizada da situação do Programa, destacando as oportunidades de crescimento profissional para nossos alunos e as ações estratégicas que podemos implementar a curto, médio e longo prazo para melhorar ainda mais nosso Programa.

No terceiro dia do WORKSHOP, realizamos uma palestra sobre a avaliação, planejamento estratégico e impacto na sociedade com o Prof. Adunias dos Santos Teixeira – UFC e que também é avaliador da CAPES e logo em seguida um rico debate com a discente Noely Silva Viana do PPGEA-UFC e os professores Claudivan Feitosa de Lacerda e José Carlos de Araújo, ambos da UFC.

No quarto e último dia do WORKSOP, tivemos a palestra sobre excelência na Pós-Graduação: a experiência do POSDEHA, curso com conceito CAPES 7, com o Prof. Iran Eduardo Lima Neto – UFC e moderação do Prof. Pedro Henrique Augusto Medeiros – IFCE.

Durante o evento, que reuniu uma expressiva participação tanto do corpo docente quanto discente do PPG, foram abordados diversos aspectos relevantes para a formulação de estratégias visando aprimorar a formação de nossos alunos e avaliação do PPGEA. Como encaminhamentos, propôs-se a realização de autoavaliação, a atualização do nosso planejamento estratégico para o Programa e a atualização do acompanhamento dos nossos egressos, entre outras iniciativas.

Destacou-se a marcante participação e o engajamento dos alunos e professores durante as discussões, com mais de 60 pessoas presentes no auditório ao longo dos dias do VII Workshop de Pesquisa e Pós-graduação em Engenharia Agrícola.