Dispositivo que produz vácuo mais barato e “limpo” que turbinas convencionais é inventado

Data de publicação: 7 de março de 2024. Categoria: Notícias, Patentes

Turbinas para a produção de vácuo são de larga aplicação em diversas atividades industriais e não industriais. São usadas na coleta de líquidos e materiais contaminantes em hospitais, nas máquinas agrícolas, na pesca e até na fabricação de embalagens e itens descartáveis e na produção de telhas e tijolos. Entretanto, ainda apresentam alto custo e riscos de contaminação em caso de vazamento. Um invento desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola do Departamento de Engenharia Agrícola do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará (UFC), contudo, apresenta uma solução para essas limitações.

Imagem: O invento inicialmente tinha foco na agricultura, mas seu potencial é mais amplo (Foto: divulgação)
 O invento foi inicialmente desenvolvido para auxiliar máquinas agrícolas, mas ganhou diversas outras aplicações (Foto: Claus Isenberg/Flickr)

O dispositivo, denominado vácuo-compressor de pistão alternativo, é o mais novo equipamento criado na UFC a receber a carta-patente do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Concebido após cinco anos de pesquisas, a invenção foi desenvolvida inicialmente com foco na agricultura, mas suas possibilidades de utilização são bem mais amplas.

Um dos diferenciais do vácuo compressor é que, além do vácuo (também chamado de pressão negativa), o dispositivo é capaz de produzir simultaneamente ar comprimido (pressão positiva). Ou seja, além de extrair por meio de sucção a vácuo determinadas misturas, sejam elas sólidas, líquidas ou na forma de gases, ele também gera ar para acionamento de motores.

Imagem: O equipamento recebeu carta-patente do INPI (Foto: divulgação)
                     O equipamento recebeu carta-patente do INPI (Foto: divulgação)

O fato de utilizar como fluido o ar atmosférico traz o diferencial de segurança ao equipamento, pois, em caso de vazamento, não há riscos de contaminação do ambiente. E isso tem uma enorme importância, especialmente nos usos hospitalares.

Os detalhes do invento estão disponíveis em matéria publicada na Agência UFC, canal de divulgação científica da Universidade.

Fonte: Roberto Nunes Maia, um dos inventores do equipamento – e-mail: robertonmaia@yahoo.com.br