O PPGEA-DENA-CCA-UFC sediará o INCT em Agricultura Sustentável

Data de publicação: 14 de dezembro de 2023. Categoria: Notícias

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) aprovou mais 42 Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs), no âmbito da Chamada INCT-CNPq nº 58/202258, conforme comunicado emitido pela Diretoria de Cooperação Institucional, Internacional e Inovação do CNPq. Dentre eles, o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Agricultura Sustentável no Semiárido Tropical (INCTAgriS), que terá como sede o Departamento de Engenharia Agrícola do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará, tendo ainda quatro Núcleos de Pesquisa Associados (NAs) localizados nas seguintes instituições parceiras: UFRPE, UFCG, UFERSA e EMBRAPA (Embrapa Agroindústria Tropical e Embrapa Semiárido).

O Instituto ainda contará com Núcleos de Cooperação em Pesquisa (NCPs), com participação de instituições nacionais (SDE-CE, DBBM/UFC, DCS/UFC, IFCE, UECE, UEPB, UFRB, FURG, UFS, UNILAB, UFPI, CODEVASF e IFPB) e internacionais (US Salinity Laboratory/USDA, dos Estados Unidos da América (EUA), Instituto de Agricultura Sostenible, da Espanha, UC Davis, dos EUA, e Centro de Investigaciones en Geografía Ambiental, do México).

Os diferentes núcleos se conectam e interagem de acordo com o funcionamento de quatro linhas de atuação: I. Agricultura Irrigada Sustentável; II. Agricultura Biossalina; III. Mudanças Climáticas e Manejo dos Recursos Naturais; e IV. Transferência de Conhecimento e de Tecnologia.

A gestão do instituto ficará a cargo do Comitê Gestor, presidido pelo Coordenador, que será o Professor Claudivan Feitosa de Lacerda, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola (PPGEA-UFC) do Departamento de Engenharia Agrícola do CCA, e composto por sete membros de seis diferentes instituições: José Francismar de Medeiros – Vice-Coordenador (UFERSA); Marlos Alves Bezerra – Líder da Linha de Atuação I (Embrapa Agroindústria Tropical); Hans Raj Gheyi – Líder da Linha de Atuação II (UFCG); Maria Betânia Galvão dos Santos Freire – Líder da Linha de Atuação III (UFRPE); Salomão de Sousa Medeiros – Líder da Linha de Atuação IV (IFPB); e Professora Mirian Cristina Gomes Costa – Representante dos Núcleos Associados (Departamento de Ciências do Solo do CCA).

O INCTAgriS será financiado inicialmente com recursos do CNPq, Capes e Funcap, e contará com a infraestrutura das instituições participantes e das parcerias a serem formalizadas.

O INCT é um dos maiores programas de ciência e tecnologia do Brasil. O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Agricultura Sustentável no Semiárido Tropical é segundo INCT aprovado no CCA no ano de 2023. O primeiro, projeto INCT Reprodução Animal, é coordenado pelo o Professor Arlindo Moura, do Departamento de Zootecnia do CCA, que lidera o grupo de pesquisa em Ciências ômicas e fisiologia.

Fonte: Professor Claudivan Feitosa de Lacerda, do Departamento de Engenharia Agrícola – e-mail: cfeitosa@ufc.br