Pesquisa desenvolvida na Pós-graduação em Engenharia Agrícola da UFC ganha Prêmio CAPES de Tese

Data de publicação: 18 de setembro de 2023. Categoria: Notícias
A pesquisa de doutorado Escassez e abundância – entropia e estatística como ferramentas para hidrologia: uma ciência com distribuição irregular de dados e eventos”, da autoria de Pedro Henrique Lima Alencar, recebeu a premiação nacional CAPES de Tese, na área de Ciências Agrárias I. O estudo foi elaborado como tese para a dupla titulação pela Universidade Técnica de Berlim (TUB) em parceria com a Universidade Federal do Ceará, sob a orientação do Prof. José Carlos de Araújo, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola.
A premiação foi concedida pela primeira vez em 2006 e reconhece os melhores trabalhos de conclusão de doutorado defendidos em programas de pós-graduação. Com diversas áreas de conhecimento, um dos objetivos dessa iniciativa é promover a visibilidade da pesquisa no País.
Como explica Pedro Alencar, inicialmente, o estudo tinha como foco a aplicação da teoria da informação na modelagem entre o ciclo hidrológico e os processos erosivos. Ao longo da pesquisa, a Universidade Técnica de Berlim somou parceria com o trabalho, viabilizando a segunda etapa do projeto: uma abordagem sobre o extremo climático e os eventos de seca repentina.
“O que começou como a aplicação de um tipo de ferramenta matemática se tornou um estudo dos contrastes e contradições internos à Hidrologia: muitos versus poucos dados, muita versus pouca chuva. Daí o título da tese como ‘escassez e abundância’ “, aponta o atual pós-doutorando pela Einstein Foundation Berlin que atua no Projeto CliWaC (Climate and Water under Change).
Seja na abordagem sobre os processos hidrológicos, seja no estudo sobre as secas repentinas, a pesquisa utilizou tecnologias sofisticadas para o processamento de dados, desenvolveu um aplicativo para estudar a ocorrência desses processos e, ainda, consolidou a literatura científica existente sobre a temática. Como evidencia Pedro, “a utilização da teoria da informação nesses dois projetos também representou um avanço significativo no campo da Hidrologia”.
Para o orientador José Carlos de Araújo, receber a premiação CAPES de Tese é uma forma de trazer visibilidade às pesquisas realizadas no Ceará, bem como a qualidade delas. “Apesar da importância de prêmios, não é essa a motivação dos pesquisadores, mas sim o avanço da ciência e tecnologia a serviço da sociedade, que com justeza financia as instituições públicas de ensino e pesquisa”, conclui o professor.
O trabalho também esteve presente em uma coletiva de imprensa na Assembleia European Geosciences Union, principal organização que dialoga com pesquisas realizadas na área de ciências terrestres, planetárias e espaciais na Europa e no mundo.
A comunidade PPGEA parabeniza o Pedro Alencar e o Prof. José Carlos por esse feito histórico, de grande valia ao nosso Programa!