VI Workshop de Pós-graduação em Engenharia Agrícola

Data de publicação: 5 de maio de 2023. Categoria: Notícias

Nos dias 21, 26 e 28 de abril de 2023 foi realizado o VI Workshop de Pós-graduação do PPGEA.  Os dias 21 e 28 de abril foram marcados por apresentações dos docentes do PPGEA, visando informar os estudantes sobre a atual situação do Programa e os possíveis rumos do mesmo. A participação discente foi marcante durante o evento com mais de 40 pessoas no auditório do Departamento de Engenharia Agrícola.

Após as discussões,  três novas linhas de pesquisas foram criadas: Agricultura Biossalina e Agricultura Irrigada Sustentável na área de concentração Irrigação e Drenagem e a linha de pesquisa denominada Agricultura Digital na área de concentração Engenharia de Sistemas Agrícolas. Diante disto, as linhas de pesquisas: Engenharia da Irrigação, Manejo da Agricultura Irrigada e Máquinas e Mecanização, deixarão de existir.

As novas linhas de pesquisas passam a valer para o próximo edital, já divulgado na página do Programa (Edital de Seleção PPGEA 02/2023).

Oportunamente, o atual coordenador do PPGEA, o Prof. Alexsandro Silva, apresentou o prêmio simbólico em homenagem ao Professor José Matias Filho (1931-2019), referência nos estudos sobre dessalinização e um dos pioneiros na internacionalização da UFC. O prêmio foi entregue ao pesquisador Pedro Alencar em menção à melhor TESE PPGEA – edição 2022, indicada ao prêmio CAPES. O estudo intitulado “Entropy and statistics as tools for Hydrology: A science of irregular distribution of data and events” da autoria de Pedro Alencar foi conduzido sob a orientação do Prof. José Carlos de Araújo e aprovado pela UFC e pela Technische Universität Berlin com menção “summa cum Laude”. Honraria destinada apenas aos 5% melhores doutorandos dessa instituição alemã.

O Prof. Carlos Alexandre, coordenador do HIDROSED, representou o Prof. José Carlos de Araújo, recebendo o certificado e premiação. Pedro Alencar participou remotamente desse evento.